Relato de quem Já fez Colonoscopia

Daniele Martins         145 comments

Olá, amigos lutadores, agora vou falar um pouquinho do exame mais temido, a colonoscopia, aquele tubinho que vai adentrar o ânus e na sequência o intestino. Nervosismo e medo é muito comum em quem vai se submeter ao exame, o medo de ter um câncer, o medo de não aguentar o exame e passar mal. É amigos sei como é isso, eu mesmo adiei minha colono por 1 ano porque eu via colono quase como uma cirurgia (confesso que fiz a burrada de ler no orkut depoimentos de pessoas que fizeram a colonoscopia), isso me assustou pois geralmente o pessoal exagera falando que o exame é o pior que já fez na vida. Realmente se formos comparar com um hemograma é um pouco diferente. Mas calma, posso te garantir que esse exame é rápido, coisa de minutinhos, e você ainda ganha antes uma sedação, não dói mesmo. Ah não ser que você acorde durante o exame poderá sentir um desconforto e um pouco de dor, mas as chances disso acontecer são mínimas. Vou descrever o exame passo a passo.

Primeira etapa:

Horas antes do exame vc vai se entupir de laxante, isso mesmo muuuuuuuuito laxante misturado num suco de fruta. Detalhe,  pra quem já está sofrendo de diarréia nem vai se assustar. Pra você que tem fissura anal ou hemorróida, é bom passar bastante pomada recomendada pelo seu proctologista, como uma lidocaína (anestésico) pois ela será bem agredida. Luftal tb é preciso para eliminar os gases. Tem gente que tem medo de ter cólicas, fiquem tranquilos essa diarréia não costuma dar cólicas.

Lado bom: Uma desintoxicação do seu organismo, todas as impurezas indo embora.

Lado ruim: Gosto enjoativo do laxante e sua consistência pegajosa é de arrepiar, quando você pensa que acabou que não cabe mais nada no seu estômago, tem mais copão de suco com laxante pra tomar e você perde suas forças alí sozinho no banheiro sem ninguém pra segurar sua mão, porque quero ver quem vai ser maluco de ficar no banheiro com você.

Segunda etapa:

A ida a clínica ou hospital fazer o exame. O medo de ter uma diarréia no meio da rua é natural, calma isso não vai acontecer se você seguir o horário certinho de tomar o laxante, mas se você sentir que já teve uma diarréia braba que não aguenta mais tomar laxante, não insista. Eu não tomei toda aquela quantidade que eles mandam e meu intestino tava lá na colonoscopia limpinho.

Terceira Etapa

Ao chegar para realizar o exame você deve responder ou levar já de casa preenchido questionários de possíveis alergias, se possui exame de colonoscopia anterior etc.

Quarta Etapa

Chegou a hora, você agora irá vestir um avental hospitalar e deitará na maca, o anestesista irá perguntar porque o médico solicitou o exame, se for um cara bacana e sentir você nervoso irá te distrair (assim foi o meu) e aplicará o sedativo em seu braço.

Quinta Etapa

Você está dormindo, sedado...zzzzzzzzzzzz....aproveite o sono enquanto os médicos fazem o serviço, se o médico notar alguma anormalidade como uma inflamação, ele fará uma biópsia, caso contrário a mesma não será feita.

Sexta Etapa

Uhuuuuuu, terminou!!! Você agora está acordando meio sonolento e com o dever cumprido, é hora de ir pra casa.Você poderá sentir uma cólica devido aos gases, tenha um luftal a mão. Agora é só torcer, pensamento positivo e esperar o resultado, levar no médico e voltar aqui pra contar como tudo aconteceu.

Voltar ao Início
Published by Daniele Martins

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Si vous n'avez pas eu la chance de prendre dans tous.
Follow us Google+.

145 comentários:

  1. Hehe. É vdd. Mas o que mais assuta nos exames, são o que as pessoas dizem. rs

    ResponderExcluir
  2. Olá, é Rafaela, se a gente for parar pra ler tudo que tem por aí a gente acaba não fazendo nada hehe Como disse no texto adiei minha colono por 1 ano com medo do que falavam pra mim. Até que criei coragem e fiz. Temos que encarar a colono pra conseguir o nosso diagnóstico.

    ResponderExcluir
  3. Estava super insegura, morrendo de medo, cheia de duvidas de como é o exame.Gostei muito do que lee e não vou procurar ler outra coisa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ester, faça o exame sem medo, desejamos que dê tudo certo. Pensamento positivo e volte aqui para contar como tudo aconteceu. Um abraço meu e da Equipe do Cólon irritável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Daniele tenho esse exame amanha, mas fikei mais tranquila ao ler seu relato, obrigada e estou aqui na expectativa amanha de tomar o tal MANITOL uuuuuuuuuuuuuuuuuuuh q medo

      Excluir
    2. Fiz colonoscopia hontem estou me sentindo fraca,tremula,fui ao medico ele disse que meus batimento cardíacos estão fracos ele disse que e por motivo do sedativo

      Excluir
  5. Olá, eu também fiz o exame, mas médico informou-me logo que ia ser com anestesia geral e então não tive medo nenhum, ufa ia estar a dormir não senti nada de nada...
    Mau mau foi beber aquela gosma para nos limpar a tripa!!! isso sim foi a parte pior...Mas bebi tudinho...Mas meu intestino nao ficou totalmente limpo estava razoável como descreveu o médico na informação da colonoscopia...Mas graças a Deus tudo normal...Diagnóstico Final...Sindrome do instestino irritável...
    Antes isto que uma doença pior!!!
    Temos que ver sempre o lado positivo da coisa!

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniele,também estou passando pelo mesmo problema e só agora fui indicada para ir um gastro e o meu maior medo é o exame de colonoscopia,só de ouvir falar me arrepia! Mas,agora que eu achei esse site,estou mais esclarecida e estou adorando as informações aqui obtidas.Obrigada...

    ResponderExcluir
  7. OLá!minha dúvida é que estou com anemia e temo em tomar esse laxante e não parar de evacuar já que minhas feses estão amolecidas a quase seis meses.Sabe me dizer se corre o risco de sangramento devido ao laxante? Vou fazer o exame terça feira e a clínica é a quase duas horas de minha casa.E o pior é que não pode se internar pra fazer esse exame.Que sufoco! tenho horror a enjoaar e ter toturas, ficar com fraqueza.Já me sinto debilitada.O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderá ir sozinha. Isso é de praxe. Vá com alguém que possa te trazer de volta de carro, táxi, etc... Relaxe porque se você está há algumas semanas com diarréia o problema será descoberto e você ficará livre de uma doença que poderá evoluir para pior se não fizer o exame.Os laxantes limpam até onde não há mais nada.dentro do intestino. Você não vai mais evacuar se ele estiver limpo totalmente e isso vai ser bom. Tome o remedio na medida exata e no horario exato que mandarem.O que tiver de errado em você, será descoberto e tratado. Ele é para isso. Ver o que tem de errado e consertar. No mais, boa sorte e nada de se preocupar com sangramentos pois não acontece a menos que tenha hemorroidas e não sabe. Mas, isso não mata, só sangra e é pouco, quase não aparecendo nas fezes. Vai dar tudo certo e você vai receber o tratamento correto para seu problema.

      Excluir
  8. Olá, peço a Sílvia e ao anônimo, assim como todos que farão a colonoscopia que mantenham a calma, e sigam direitinho as recomendações médicas e do local que será realizado o exame, que tudo dará certo. Sei o que estão passando, mas não sofram tanto por antecipação.

    Respondendo ao Anônimo: Sangramento devido aos laxantes ocorrem por quem abusa dos mesmos por período prolongado, o que não é o caso da colonoscopia.

    Quanto ao fato do paciente ter anemia isso não é contra-indicação, não há problema algum. Caso ocorra qualquer problema durante o preparo para a colonoscopia você deve ter em mãos o telefone da clínica ou hospital que será realizado o exame ou celular do médico que indicou o mesmo.

    Não é necessária internação para realizar a colonoscopia, apenas pacientes que possuam indicação clínica são internados.

    Para pensar: Quem está vivo corre risco constantemente, na calçada podemos ser atropelados por um carro que perde a direção, etc

    Enjoos devido ao sabor do laxante é comum ocorrer, mas não é nada insuportável.

    O que eu recomendo para aliviar essas angústias que a SII nos causa, é ouvir boa música, arrumar um tempinho e disposição para fazer algo que dê prazer(mesmo dentro de casa) e uma terapia com psicólogo também é válida. Boa Sorte a todos que farão a colono, retornem para tirar dúvidas e contar como foi o exame.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, retirei a visicula biliar e com isso tive diarreias que não passavam , meu medico falou se o remedio questran não resolvesse teria que fazer a colonoscopia ,mais graças a Deus resolveu, mais eu ainda fique com isso na cabeça sera que tenho que fazer mesmo assim esse exame?
    obrigada, e a todos que ira fazer o exame tenha fé e td dara certo...

    ResponderExcluir
  10. ola fiz a colo ano passado por causa da diarreia que tinha o exame foi tranquilo dormi todo tempo o chato e o preparo fiz biopsia e deu doença de crohn aconselho que todos façam o exame

    ResponderExcluir
  11. eu vou ter que fazer esse exame e estou com muito medo, de sentir muita dor

    ResponderExcluir
  12. OI PEÇO QUE ME RESPONDA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, ESTOU COM DIARREIA E DEU SANGUE O CULTO NAS FEZES POSITIVO,NÃO SINTO DOR ALGUMA, SÓ A DIARREIA MAS FIZ UMA COLONOSCOPIA NO ANO PASSADO EM SETEMBRO, E DEU NORMAL, E POR CONTA DISSO OS MÉDICOS ACHAM QUE EU NÃO PRECISO FAZER UMA NOVA COLONOSCOPIA, PORQUE O ORGANISMO NÃO MUDA DURANTE UM ANO, ISSO É VERDADE, É POSSÍVEL, AMÉDICA FALOU QUE ESTOU COM SÍNDROME DO INTESTINO IRRITAVEL, ISSO PODE SER CERTO , JÁ QUE NÃO SINTO DOR.
    OBRIGADA PELO ESPAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo. Em muitos casos, na maioria a pessoa basta estar preocupada ou estressada para o colon ficar irritado e isso é normal em quem já tem a doença . O intestino reage a situações da vida diferentes e nada demais vai lhe acontecer. Procure relaxar, beber água, fazer yoga, meditação e ter menos preocupação. No mais tá tudo bem. Isso é comum.

      Excluir
  13. sinto muita cólica só de madrugada tipo acordo as tres da manha e nao consigo mais dormir...a dor so passa quendo levanto?

    ResponderExcluir
  14. Respondendo ao caso de sangue oculto nas fezes:

    Recomendo uma consulta com um gastro e uma endoscopia para que possa avaliar uma possível hemorragia digestiva alta. Um consulta com proctologista também é necessário para avaliar presença de hemorróidas ou fissura anal.

    ResponderExcluir
  15. Respondendo ao anônimo que sente muita cólica às três da manhã que passa ao levantar:

    Marque urgente uma consulta com um gastro, essa dor podem ser gases, reveja sua alimentação, se anda comendo alimentos de difícil digestão antes de dormir.

    ResponderExcluir
  16. Vou fazer o exame, gostaria de saber se é necessario ser sedado sera que eu aguento fazer sem sedação? Sou homem e estou com meu intestino todo desajeitado estou preocupado o que vc. acham?

    ResponderExcluir
  17. Realmente antes é assustador, eu tb tinha medo do exame, mas na mesma semana q minha medica pediu eu fiz, fiquei com medo de ter diarreia no caminho, mas n deu, depois do sedativo nem sei se fiquei acordada um minuto, acordei durante o exame, com a sensação q tinha uma coisa dura mexendo na minha barriga,(q era o tubo do colonoscopio) mas n doía, e perguntei pela minha medica, que estava lá fazendo o exame, essa é a unica lembrança, pois dormi novamente e só fui voltar ao ar acho que horas depois, mas n senti mais nada apos o exame, tudo normal. Meu exame tb deu normal, graças a Deus. Aconteceu como no relato da Daniela mesmo. Galera, se o medico te pedir esse exame, faça o quanto antes, com tranquilidade, não há o q temer. Fora q vc vai estar com o medico, anestesista e com controle dos batimentos cardiacos. Não há porque deixar de fazê-lo nem adiar. Abs a tdos

    ResponderExcluir
  18. Fui fazer hoje a famosa colonoscopia e junto uma endoscopia aproveitando o mesmo anestesista.
    A preparação para o exame é muito ruim,pois tem de fazer uma diéta e depois tomar laxantes,até as fezes sairem somente água.
    Mas a pior parte é somente isto,pois ao chegar no hospital,foi solicitado para eu tirar toda a roupa ficar inteiramente despido,colocar um avental que fica aberto na trás,touca e sapatilha.
    Ao chegar a enfermeira coloca um acesso,com uma agulha e fica pronto para o anestesista injetar o medicamento que faz você dormir.
    dormonid 5mg + fentanil 1mg
    dimeticona você toma um copinho e
    + lindocaina 10% acredito que foi o spray na boca.
    Lembro apenas do anestesista falar após eu injetar,você vai dormir.
    Pronto,acordei e tudo tinha terminado.
    Dor somente quando a enfermeira coloca o acesso,mas tipo uma picadinha de agulha como quando vai doar sangue,isto na mão esquerda.
    Portanto o único problema destes dois exames a
    preparação,diéta e laxantes,o resto é bem simples já que você não faz nada,não sente nada,
    apenas dorme zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  19. Apesar de fazer a dieta e tomar os três litros de laxante estipulados. O meu intestino estava como fezes sólidas, acabando por só fazer meio intestino (que estava sem problemas). Depois jantei e tomei o pequeno almoço, mas ainda não voltei ao WC é normal?

    ResponderExcluir
  20. 3 dias antes do exame eu passei a comer apenas,
    arroz branco.
    caldo de feijão coado somente o liquido,
    ovo cozido.
    purê de batata.
    Café da manhã pão e água.
    Somente isto.Depois dos laxantes,ao ir no banheiro a água que saiu foi sem nada,limpa de residuos,mais clara que urina.
    Tomei 3 litros de água e mais 750ml do laxantes.
    lavou tudo,perguntei para a médica e ela disse que ficou perfeito ok.
    Importante a diéta senão o exame é perdido não tem como fazer se ficar fezes no intestino e você tem de repetir.
    Lembrando que este exame não doi nada pois você dorme zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. sem dor e sem sofrimento,você não vai perceber nem ver nada.
    você dorme.Não doi nada depois que você acorda,
    nem durante,e nem antes.
    O exame mais simples que existe,ir no dentista vai doer muito mais.

    ResponderExcluir
  21. Eu fiz hoje uma colonoscopia com biopsia incluse e não levei sedação, e desde já digo, não custa nada!!
    Antes do exame eu estava com muito medo devido as coisas que lia, mas cheguei lá e não custou muito, é obvio que tive dores devido as biopsias(fiz 7) mas passado uma ou 2 horas depois do exame estava prefeitamente normal!!!
    O pior deste exame posso dizer que é beber o laxante antes!

    ResponderExcluir
  22. Tmb tive que passar por isso os 2 dias antes do exame sao mais tranquilos,no domingo tive que fazer uma grande dieta a base de liquidos,tmb pudera ne,a quantidade de liquidos que vc perde no vaso e coisa terrivel mais nada de tao preucupante,o pior ainda esta por vir,passando o domingo quando vc acha q o pior ja passou,chega a maldita segunda feira dia do exame,ai o bicho pega,é mais 2 litros de laxante pra dentro,e se vc acha q nao tem mais nada dentro de vc,prepara-se para perder as forças no banheiro,os 2 litros q vc tomou saem de vc na velocidade da luz, ufa chegou a hora do exame,chegar no hospital fraco daquele jeito nao e facil e vc ainda aguarda um pouquinho ate o inicio do exame,pronto o pior ja passou,o exame?Relaxa vc nao lembra de absolutamente nada os medicos e o anestesista cuidam direitinho para que vc nao sinta nada,depois e so ir pra casa e dormir bastante o dia seguinte e mais um dia normal na sua vida.

    Abraços Fé em Deus que tudo fica bem mais facil

    ResponderExcluir
  23. Eu vou fazer o exame amanhã e o preparo para mim está sendo horrível, senti muitas cólicas só com o laxante, imagina amnhã com o líquido, mas depois tomei o luftal e melhorou, mas suei frio.

    ResponderExcluir
  24. Vo fazer exame por recomendação do proctologista,estou apavorada... pois as vezes sai sangue nas minhas fezes.. so que as hemorroidas sao de segundo grau... ou seja a medica disse que nao eh muito normal esses pequenos sangramentos. Estou apavorada pra saber o resultado desse exame!!!

    ResponderExcluir
  25. Podem fazer sem medo. Mesmo o preparo não é tão ruim, uma vez que já convivemos com diarreias, e no preparo não tem cólicas nem gases.
    No exame não tem comentarios, vc não v~e nada, simplesmnte acorda e alguem te diz que já acabou, vc fica até com vontade de fazer de novo, pra ver alguma coisa, tô brincando. Mas é muito tranquilo mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Ola meu nome é Izilda nossa estou bem mais calma agora que li esses depoimentos vou fazer tb dia 2/2,porque fiz endoscopia e virão um polipo mas infelismete não deu para colher para biopsia porisso, foi solicitado o colonoscopia,mas estou mais confiante e calma depois de ler esses depoimentos.
    Obrigada a todos.abraço

    ResponderExcluir
  27. Olá, tb vou fazer o exame dia 2/2, meu nome é Márcio... meu medo é ter vontade de ir ao banheiro no caminho... alguem sabe se isso pode ocorrer? após fazer o exame vou deixar aqui o resgitro de como foi, mas gostaria de saber... quase ninguem falou sobre a ida, se sente vontade de ir ao banheiro... abraço a todos.

    ResponderExcluir
  28. Bom, como afirmei no comentário anterior, retornei aqui para deixar meu testemunho sobre o exame, vamos por partes: minha dúvida era sobre a necessidade de ir ao banheiro no caminho, isso não ocorre, pq vc praticamente esvazia tudo até as 7:00 da manhã. O que mais é desagradável é ter que tomar a tal solução de laxante, uma gosma horrível, tive muitas vezes que parar de tomar pq sentia náuseas e vontade de vomitar. Depois que vc evacua muito ai é só ir para o exame. Mas depois do exame ficou dolorido, espero que passe logo a dor... no mais, foi tudo normal. Espero nao ter que fazer esse exame nunca mais na minha vida... mas não é nada que vc supera com tranquilidade... meu nome é Márcio e desejo boa sorte e reforço, fiquem tranquilos... tudo normal no exame se vc fizer o que eles pedem na preparação para o mesmo. Deus abençoe todos.

    ResponderExcluir
  29. Olá, retirei a visicula e meu medico mandou tomar questran se fizesse efeito não precisaria fazer a colonoscopia, o remedio deu resultado não tenho diarreia com ele mais tenho que tomar todos os dias, mais mesmo com o remedio a dor e colicas no intestino é terrivel fui parar umas 3 vezes no hospital fiz todos os exames que imaginarem , não deu nada , mais agora só falta a Colonoscopia que tenho muito medo de fazer, vou marcar para semana que vem mais to com muitooooo medoooo...
    Abraços , força e fé nessa nossa caminhada...

    ResponderExcluir
  30. ola meu marido fez ,ontem esse exame tão temido mas fiquem tranquilo ...ninguem sente nada o pior é ir no banheiro até limpar tudo e depois se pedir biopsia aguardar o resultado,fora isso é melhor que ir ao dentista.marlise

    ResponderExcluir
  31. Agradeço a todos que estão contribuindo, contando suas experiências, isso está sendo muito importante para quem está enfrentando a SII, para as pessoas que estão chegando agora, enfim, profissionais da saúde estão podendo nos compreender melhor através das nossas queixas relatadas aqui no site. Continuem utilizando a área de comentários para ajudar uns aos outros e tirar dúvidas. Abraço e saúde a todos, estamos aqui para o que precisarem.

    ResponderExcluir
  32. fiz colonoscopia pela segunda vez e anestesia nao pegou em nem uma das duas vezes, o medico falou qie eu sou sensivel as medicações, senti todo exame que por fim foi muito doloroso demais o exame, e no ultimo retirei dois polipos de 3cm e outro de 2cm, e apos o exame estou com muita colica é normal isso, os fragmentos foram para biopsia,gostaria de uma resposta.

    ResponderExcluir
  33. Ola, acabei de fazer o exame hoje as 8:30 e ja estou super bem, na hora vc não sente nada, a unica coisa chata é antes ter que ficar indo ao banheiro praticamente toda hora pois tem que limpar bem o intestino , vc vai fazer as fezes como se fosse xixi,mais não doi é só chato...Agora vou esperar o resultdo ai relato aki pra vcs e nada de achar que doi o exame ....
    Abraços é fé , que td da certo..

    ResponderExcluir
  34. meu amigo valdemir ap ramos fez este ixame e adorou ele so nao gostou mais por que em vez do dotor colocar um aparelho ele estava esperando outra coisa pra entrar no cu dele abixa ficou loca ele disse gente nao fique comedo ja que gostamos de levar sempre algu no cu o desconforto e o laxante e a nestesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk so podee se bicha mesmo..kkkk

      Excluir
  35. eu adiei por uns 6 meses, mas não escapei.............confesso q o ruim é a preparação

    ResponderExcluir
  36. Fiz a minha hoje, super tranquilo, sigam todos os preparatorios, e muito simples, depois que vc acorda nem dor sente, só aquela lombra bem gostosinha do anestesico, kkkkkkkkkk, levem um amigo (amigo mesmo) que ele vai tirar sarro das suas conversas depois.
    Força galera e melhor fazer o exame que ficar doente.

    ResponderExcluir
  37. depois de alguns dias que fez o exame de coloscopia pode voltar a diarrei e em consequencia da diarreia pode doer o anus

    ResponderExcluir
  38. Boa Tarde

    No meu caso eu não levei sedativo. E o médico teve de parar um pouco quando aquilo estava la dentro. Era muita dor um pouco acima do umbigo. Parecia uma bomba de ar de encher pneu de carro

    ResponderExcluir
  39. eu fiz oexame deu todo certo ,faz 3 dias e estou sentindo uma pontada no intestino sera que e por causa do exame que ficou um pouco dolorido quem fez o axame ficou asim ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral, pode ter aparecido algum tecido diferente no intestino e foi besliscado por dentro para ser retirado um pedaço para biópsia, mas passa com o tempo e é normal. Na maioria não dá em nada, Mas é melhor colher e ver o que é do que deixar ele lá sem ter certeza do que seja. Fica tranquilo. A maioria se sente assim mas passa.Boa sorte

      Excluir
  40. fiz uma colocopia ontem,o exame foi normal... o pior tres horas depois do exame ingerie bebida alcolica,esquecie que havia feito o exame... será que vou ter problemas ja passou das 24 horaque fiz o exame... socorro me da uma resposta bebie 3 copinho acredito q foia te menos.... me dé uma resposta logo.. obg..assina:maria.

    ResponderExcluir
  41. fiz uma colocopia ontem,o exame foi normal... o pior tres horas depois do exame ingerie bebida alcolica,esquecie que havia feito o exame... será que vou ter problemas ja passou das 24 horaque fiz o exame... socorro me da uma resposta bebie 3 copinho acredito q foia te menos.... me dé uma resposta logo.. obg..assina:maria.

    ResponderExcluir
  42. vou fazer minha colonoscopia segunda feira estou sentindo dores abdominais a seis meses o que eu li me motivou bastante tenho muita fe em deus e peço a ele que de tudo certo depois volto pra contar como foi

    ResponderExcluir
  43. fui fazer hoje e foi tranquilo o preparo na vespera e no dia do exame os remedios me deu um pouco de enjoo mais tudo bem,quando chegou a hora do exame eu nao dormi fiquei acordada durante todo o exame mais foi tranquilo graças a deus nao senti dor.

    ResponderExcluir
  44. Estou com todos os sintomas desta Síndrome do Colon irritável e para ajudar tenho hemorridas....tenho desde 2007, ano em que tirei a vesícula... Já marquei a colonoscopia e estou morrendo de medo do exame e mais ainda do resultado....ninguém merece.

    ResponderExcluir
  45. Bem, hoje fiz a colonoscopia, não foi nada de tão assustador, depois da sedação eu apaguei geral, não vi e nem senti nada durante o processo, somente depois, fiquei tonta, com ânsia de vômito e dor na barriga, na clinica mesmo me deram um remédio e não senti mais nada. O uso dos laxantes também não é tão sofrido não, pelo contrario, achei que a sedação foi o pior. No meu resultado deu tudo normal, a única coisa ruim de fazer a colonoscopia é sofrer por antecipação. Pra quem vai fazer, o melhor é relaxar, por mais difícil que seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq o médico pediu esse exame , quais sintomas vc tinha?

      Excluir
  46. Ola pessoal estou com medo mas do preparatório... espero que dê td certo.

    ResponderExcluir
  47. Vou fazer colonoscopia na próxima segunda-feira, estou apavorada: medo de passar mal pois estou muito magra, anêmica e me aproximando dos 60, medo de chegar lá toda suja (vou usar fraldas), e a cidade onde vou fazer o exame, fica a 2,30h de distância, mas o meu medo maior é dos efeitos colaterais do Manitol! E a quantidade de laxantes é espantosa, no meu caso acho que nem precisaria tomar, bastaria ingerir leite e iogurte, que fariam efeito semelhante rsrsrs. Em alguns momentos, penso em desistir de fazer esse exame assustador! E também não vou ler mais nada a respeito na internet, pois o que li, não me ajudou muito. Mas, os depoimentos de vocês que já fizeram, me deixaram mais tranquila, obrigada! E, coragem aos que vão fazer! Que Deus proteja a todos!

    ResponderExcluir
  48. Gente vou fazer esse exame...e a minha dúvida é, de sentir vontade de ir o banheiro ja que vou andar uns 25 minutos de onibus. E tbém o após o exame..senti muitoo sono? demora acordar? da pra voltar de onibus?? Aguardo respota>>Obrigadoo!

    ResponderExcluir
  49. Oi Pessoal,hoje fiz minha colonoscopia,cheguei agora e ja to contando como foi.Intão vamos começar pela véspera, pelos praparo..o médico pediu que eu tomasse 2 comprimidos de dulcolax as 14 hs e mais dois as 16hs...quebrei essa regra tomei os 4 dulcolaax as 10 hs da mãnha..que só foi fazer efeito as 19hs. Meu objetivo era limpar o inestino logoo...pra não correr o risco de uma diarreia a caminho para hospital.
    E o outro laxante (manitol com suco de laranja) eu teria toma-lo as 4 da madrugada(6 horas antes exame) que estava marcado para as 10hs manhã. comei a toma-lo as 10:30 e terminei as 11:30.Pelo que li aqui estava prepara para tomar um gosma muitoo Ruim...mas meu organismo aceitou bem, só senti um poko de enjou pq este medicamento é muitoo doce!
    Não deu nenhum tipo de colicas.consegui evacuar noite toda voltando pra cama e dormi.fiquei com um sono incontrolavel.
    Acordei 6.15 hs da manha e fui bastante no banheiro até umas 7:30 hs.DEpois sair de casa bem previnida usando até uma fralda de bebe...rsrs...embora ja não tinha mais vontade de ir ao banheiro.Fuii de boa e na ora do exame, me aplicaramm um sedativo e eu dormi zzzzzzzzzzzzzzzzz .Qdo acordei ja estava sentado em outro lugar vestida no mesmo avental, esperando a sonolencia passar para me trocar
    Acordei um pouco tonta...mas passou rapidinhoo..cheguei em casa bemm ...não estou dormindoo...to aqui contando pra vcs como foi. Não deixe de fazer sua COLONOSCOPIA.
    OBS: se preciasr eu faço d novo..só que agora um poko mais tranquila! BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô tão ansiosq, desde dezembro até hj. ..medo da sedação do resultado.

      Excluir
    2. Meu único medo é da sedação e de passar mal por conta de ficar muito tempo sem me alimentar. Do exame em si não tenho medo!!!!!

      Excluir
  50. Ai sei la..tenho tido problemas no intestino ha um bom tempo..mas fiquei evitandod e ir ao médico..Minha alimentação nunca foi boa nunca comi arroz e feijão Frutas verduras etc..cresci comendo macarrão ..frituras e etc..doces então nem se fala..mas ate ai tudo bem..Foi que quando ha uns quase 2 anos descobri intolerancia a lactose ..o medico disse pra evitar gluten mas eu não consegui pq so comia macarrão msm..Agora não fiz ainda exame do gluten mas tudo que como de gluten me faz muito mal tambem..!!Depois de um tempo comecei a ter dificuldade para ir ao banheiro..sempre fazendo força..sempre ressecada..as vzs as fezes pareciam pedra..Com o tempo foi piorando.ai quas enão ia mais e não pasava um dia sem quase morrer de dor e quase perder as forças pra tentar ir no banheiro..ate que começou a sair sangue porque machucava pelo esforço.Cheguei a ter de ir fazer uma lavagem quando fiz uma viagem pq sofrid emais de dores e não ia ao banheiro.Ainda assim adiei a ida ao medico..comecei a sentir muitas dores no reto..ardencia..coceira..sempre achei que tinha uma pelotinha entre o anus e a vagina ams me disseram que não havia.Um dia desses atars tive uma dor abdominal tão forte mas tao forte que achei que ia morrer..foi horrivel.Desse dia pra ca a dor esta 24 hrs por dia me incomodando..doi..parece que to com vontade de ir ao banheiro o dia todo muita dor do lado direito do abdomen comos e fosse apendice..bem pra baixo tbm perto da virilha..parece que ate desce pras pernas e pra tras nas costas..intestino com colicas dor no reto.parece que tem um caroço neste lugar onde eu disse que doi como se fosse o apendice!!To com muito medo de fazer esse exame e do resultado..não durmo mais direito a vida esta sem graça e só penso nisso.Corri mas por insistencia do noivo marcamos o medico para dia 12 de junho..Mas estou apavoradissima..com td com a consulta com medo de ele pedir exame com o resultado.Sou dificil de dormir em exame e so farei se ele me der sedativo forte.Se não dormir nada feito.Sou muito dolorida..Tenho medo ate do tal exame de toque que dizem que os procto fazem na primeira consulta!!não sei o que fazer..quando li aqui ate da uma acalmada de inicio mas depois volta tudo de novo..Sou emetofóbica..tenho pavor de enjoos e de vomitar..tudo menos isso..sera que esse manitol causa vomitos??e a anestesia?Deus ajude a todos nós porque não é nada facil esses momentos!!Bjs amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vivivamp, eu tenho dores parecidas com a sua, dói a barriga, o lado esquerdo e as costas, me consultei com uma médica proctologista para me sentir mais a vontade, pois tenho uma pequena hemorroida, após várias perguntas, ela me pediu para fazer a colonoscopia e disse que nem iria me examinar para ver a hemorroida, para que eu sofresse apenas uma vez, pois teria que fazer a colonoscopia mesmo e o próprio médico já iria analisar a hemorroida.Fiz o exame no dia 12JUL13 uma médica muito atenciosa, não vi nada, pois fui sedada, apenas senti umas cólicas, mas foi tudo tranquilo, agora vou pegar o resultado no dia 19JUL13, boa sorte e não fique com medo.

      Excluir
    2. Ola Vivivamp, eu tenho dores parecidas com a sua, dói a barriga, o lado esquerdo e as costas, me consultei com uma médica proctologista para me sentir mais a vontade, pois tenho uma pequena hemorroida, após várias perguntas, ela me pediu para fazer a colonoscopia e disse que nem iria me examinar para ver a hemorroida, para que eu sofresse apenas uma vez, pois teria que fazer a colonoscopia mesmo e o próprio médico já iria analisar a hemorroida.Fiz o exame no dia 12JUL13 uma médica muito atenciosa, não vi nada, pois fui sedada, apenas senti umas cólicas, mas foi tudo tranquilo, agora vou pegar o resultado no dia 19JUL13, boa sorte e não fique com medo.

      Excluir
  51. vou fazer dia 11/06/2013 depois eu volto pra dizer como foi fui

    ResponderExcluir
  52. Vou fazer a colonoscopia e a endoscopia no mesmo dia. Estou com medo da sedação, pois meu exame será a tarde e estarei fraca. Será que pra fazer os dois exames no mesmo dia eu vou tomar uma dose extra de sedativo??

    ResponderExcluir
  53. ola pessoal .. acabei de fazer o exame . e realmente o que a danielle relatou e assim mesmo ..nao doi nada (sera sedado)e a unica coisa que incomoda e o preparo antes ..no mais ..nao tem nada de assustador ou coisa parecida ..resumindo todos tem problemas e temos que ver o quanto antes ..podem ficar tranquilos que nao e nenhum bicho de sete cabeças ..boa sorte a todos !!

    ResponderExcluir
  54. ola minha filha tem 3 anos e fez colonoscopia o medico disse que deu tudo normal mas retirou 2 amostras para biopsia é possível que ele tenha visto alguma anormalidade? eles me falaram que seria 1 amostra e tiraram 2 o que sera que pode ter acontecido? obrigada

    ResponderExcluir
  55. fiz minha colonoscopia há aproximadamente três meses e não deu nada, apenas hemorroidas gral 2, mas não estava sangrando, agora começou a sangrar bastante, será que o exame da colonoscopia é eficaz, estou com medo desse sangramento.

    ResponderExcluir
  56. juliano eu vou fazer este ezame e estou com medo minha mae fez e disse que e muito complicado

    ResponderExcluir
  57. juliano minha mae disse que desmaia e acorda ela falou nao e mentira eu vou fazer dia nove de agosto e ela falou que e bem complicado e estou com medo

    ResponderExcluir
  58. Gente,fiz esse exame de Videocolonoscopia hj. Vou dizer,o preparo é um saco. É a parte mais chata do exame. Porque o exame em si vc nao sente nada. Nao sei se dormi ou só fiquei sonolenta,nao lembro de muita coisa. Só a médica dizendo q tinha acabado e que tava td bem. aí fui para uma sala de repouso e depois de uns 15 minutos(eu acho) fui embora(tem q levar alguem c vc,a gente fica grogue depois). Agora,qdo ja estava no carro,fui tomar um iogurte(nao pode comer nada pesado logo). Acho q deveria ter esperado chegar em casa,pois vomitei na hora. Aí só em casa comecei a comer aos poucos coisas leves. Mas o exame em si é totalmente tranquilo. Façam sem medo. E olha que eu estava superhipermeganervosa!!! Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa estou apavorada, medo da sedação!!!!! Temos que assinar um termo de responsabilidade que assusta!!!!

      Excluir
  59. Ola,o pior da colonoscopia e o preparo,o exane e tranquilo e vc nao se lembra de nada,nao deixem de fazer,agora estou a espera do resultado do exame ,se Deus quiser nao sera grave

    ResponderExcluir
  60. Kd a dona desse post? Qual foi resultado dela?

    ResponderExcluir
  61. Olá fiz o exame hoje estava muito nervosa porém foi tão tranquilo, voce dorme nao ve nada kk agora estou aguardando para saber o resultado.

    ResponderExcluir
  62. Vou fazer o exame daqui a algumas horas, são 1:29 da madrugada e a minha colonoscopia será as 8:15. Estou com uma diarreia gigantesca e ainda bem que já tomei toda a medicação necessária. Depois de ler esses relatos estou beeem mais tranquila. Quando eu fizer se Deus quiser eu volto para contar como foi meu exame. Boa sorte para todos nós!!!!

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Vou fazer o exame daqui a algumas horas, são 1:29 da madrugada e a minha colonoscopia será as 8:15. Estou com uma diarreia gigantesca e ainda bem que já tomei toda a medicação necessária. Depois de ler esses relatos estou beeem mais tranquila. Quando eu fizer se Deus quiser eu volto para contar como foi meu exame. Boa sorte para todos nós!!!!

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Voltei para contar como foi minha colonoscopia. Realmente a pior parte é o preparo. Toda aquela diarreia incomoda um pouco, mas nada que não se possa suportar. O exame é super tranquilo pois vc apaga e não vê nadinha. Fiz o exame de manhã (começou por volta de 10:20) depois fiquei grog e dormi a tarde inteira. Quando acordei estava bem e apenas sentindo uma dorzinha na barriga, bem de leve, acho que por causa do gás que é usado no procedimento. Fiquei com essa dorzinha até o dia seguinte. Graças a Deus não deu nada e a médica diagnosticou Síndrome do intestino irritável. Enfim, o exame é bem tranquilo, sempre tive medo e vergonha mas foi beeem mais fácil do que imaginei. Boa sorte a todos e saúde.

    ResponderExcluir
  69. Minha experiência com a colonoscopia não é das melhores. Estou na terceira e nenhuma delas deu certo 100%.
    Na primeira eu vomitei, o médico disse que o preparatório não foi bem realizado e que eu tinha um pólipo adenona. Não foi retirado porque o preparatório não ficou legal.
    No segundo, o médico disse que era pra tomar o manitol de hora em hora. Comecei tomando assim e nada de diarréia. Liguei para minha amiga que me disse que teria que ser de 10 em 10 minutos, aí eu fiz o que ela falou e deu certo. O pólipo foi retirado mas o médico não conseguiu ver o meu intestino todo.
    Ontem tentei fazer a terceira, a mais frustante de todas. Fiz tudo direitinho, tomei plazil, dulcolax. Quando estava no penúltimo copo (10 em 10 minutos) eu vomitei tudo novamente. Fui ao médico e disse que não daria pra fazer pois eu vomitei o manitol todinho.
    Não sei mais o que fazer, sigo a risca tudo o que o médico prescreve e o manitol não para no meu estômago.
    Disse pra o médico que o jeito é me internar para realizar o preparatório no hospital.

    ResponderExcluir
  70. dorme o tempo todo e não sente nada.. vai na fe

    ResponderExcluir
  71. Olá.Minha filha tem 10 anos e foi solicitado um exame de colonoscopia e hindoscopia juntos. O médico disse que ela tenque tomar a anestesia geral e que corria risco de morte. É verdade? Gostaria que a pergunta fosse respondida rapidamente. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A anestesia sempre tem risco de morte. Agora, para criança não sei se isso agrava.

      Excluir
  72. Eu não tenho medo do exame nem do resultado. Faço com tranquilidade qualquer tipo de exame não invasivo. Mas no caso da colonoscopia meu medo concentra-se exclusivamente no LAXANTE! Se meu intestino já é irritado, já é hiperativo, já dói, imagina com uma dose de laxante! A gastro que me acompanhou no diagnóstico de SII até dispensou o exame para poupar-me, claro considerando que não me encontro em grupo de risco e todas as outras dezenas de exames feitos deram tudo negativo.

    ResponderExcluir
  73. Porque uns aplicam a anestesia geral e outros não?

    ResponderExcluir
  74. já fiz 2 vzs esse exame mas depois quando acordo me sinto mal fico com enjoo e quase desmaiei precisei tomar soro com remedio porque será ??

    ResponderExcluir
  75. Você é uma pessoa apavorada. A anestesia é a que mais vai te ajudar nesta hora, porque você irá dormir e o médico ao ver seu nervosismo todo, tentará fazer até o toque retal se for preciso, com você dormindo, porque não vais sentir absolutamente nada, e você já deixou passar muito tempo para ver o que estava acontecendo. Agora é hora do médico consertar tudo que você deixou prá lá. Fica tranquila porque quando você acordar da anestesia, tudo já terá sido feito e você terá respostas para o que deve ser feito dali em diante e não adie muito as idas ao médico. Ás vezes problemas pequenos se tornam coisas complicadas quando fugimos de um exame que exageram na internet, mas que na realidade não é um bicho de sete cabeças. Afinal serve pra olhar dentro do intestino e o que está errado nele. Se não tiver nada errado, melhor. Você vai sair dali com sua vida tranquila e mais alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leliane você é bem positiva, ao ler o que você escreveu, fiquei bem mais corajosa. Isso mesmo, nada de fugir (quase fujo), tem que descobrir o que tem para tratar. Vou fazer a minha segunda e volto para contar como foi!!!!

      Excluir
  76. Pessoal, já sei que o mais chato é a diarreia....fazer o quê?!!
    Pra mim, o que preocupa é que tomo paroxetina e frontal, remédios para depressão e síndrome do pânico.Tenho medo de haver alguma interação medicamentosa, já que o sedativo tb age no cérebro.
    Alguém passou por isto?
    Será que fazem sem sedação?
    Grata
    Sandra

    ResponderExcluir
  77. o pior e a preparacao anestesia nao se sente nada eu so depois acordei no quarto nao senti nada e acordei a rir me

    ResponderExcluir
  78. Gente!!!!! Estou chocada com esses depoimentos de medo, calmmaaaa, é um exame tranquilo, sem dor, se preocupar desse jeito com esse exame é o mesmo que chamar o bombeiro p apagar o fogo de um papel, relaxem, ja fiz 3 superrrrr tranquilo, e isso porque tenho hemorróidas, cade a fé em Deus meus amores, façam e pronto, simples assim, NÃO DOI NADA, EU JUROOO!!!

    ResponderExcluir
  79. Medo de que?? é melhor fazer um exame, do que uma cirurgia, e nao ter mais soluçao...o exame é menos indolor que uma exame de sangue... podem acreditar....vcs nao vao ver nada, sao sedados. boa sorte e fé.

    ResponderExcluir
  80. Obrigado!!! Sua declaração em questão do exame, me fez er mais força e coragem... DEUS está no controle de nossas vidas!

    ResponderExcluir
  81. JA FIZ DUAS COLONOSCOPIAS E O DIAGNÓSTICO FOI SII (SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL)
    GOSTARIA DE SABER PORQUE TENHO QUE FAZER OUTRA COLONO SE PACIENTES COM SII NAO TEM CHANÇE DE TER CANCÉR?
    E TAMBEM QUERIA SABER SE PACIENTES COM SII PODEM TER PÓLIPOS?
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  82. Bom Dia!!! Vou fazer a minha primeira colonoscopia no dia 22/08/14...Tenho muitas dúvidas...Tenho medo de dar vontade no meio do caminho indo para clínica...Depois que tomar o laxante quanto tempo demora para ele fazer o efeito...Depois que tomar o laxante quantas vezes vou ao banheiro...Meu exame é às 08:00 da manhã que horas eu começo a tomar o laxante?

    ResponderExcluir
  83. Boa Tarde!!! Fiz a minha primeira colonoscopia no dia 22/08/14.O exame em si foi tranquilo...O pior foi fazer o preparo isso sim foi horrível beber todo aquele laxante aquela gosma vomitei algumas vezes mais mesmo assim depois de 2 litros de laxantes acho que o meu intestino ficou limpo mesmo eu vomitando 2 vezes.Indo para clinica para fazer o exame.Deu aquela vontade incontrolável de ir no banheiro,não teve jeito fiz na calça...Naquele momento só sai de dentro de mim,apenas um liquido amarelo claro,sem resíduos apenas liquido...
    O resultado do meu exame vai sair no dia 05/09/14...No papel que eles me deram com a data da retirada do exame,não estava mencionada biopsia não...Agora tenho uma dúvida,porque então tenho que aguardar duas semanas para pegar o meu exame....Porque um exame de imagem demora duas semanas para sair o resultado...Estou preocupada com a demora do resultado desse exame....Alguém por favor poderia me ajudar a entender porque demora tanto tempo para sair o resultado de exame de imagem....obrigada pela atenção de todos...

    ResponderExcluir
  84. Gente, eu também estou vivendo este drama da expectativa no exame "tão temível" rsrs Estou protelando isso já faz mais de um ano e eu já fui indicada para fazer este exame pela terceira vez e como venho sofrendo com um pouco de quase tudo que vocês disseram ( cólicas, enjôo , estômago inchado, fezes alteradas, emagrecimento, etc. ) decidi fazer, afinal, a nossa vida está nas mãos de Deus e só Ele é quem tem o poder de nos guardar. Pensando nisso, apesar de todo possível desconforto antes ou até mesmo durante, depois...sei lá, do exame, eu vou fazer assim mesmo! Tenho fé em Deus que vai dar tudo certo e que esta angústia vai terminar. Melhor fazer logo em vez de deixar o tempo passar e aí já viu né? mas força, fé em Jesus Cristo porque Ele é o Médico dos médicos e estará segurando em sua mão se você crer Nele, crer nisso amém? Depois eu conto minha vitória!!!!! Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  85. Meus amigos vou fazer o preparo antes é tranquilo pois tem medicação nova no mercado compra nas farmácias Popular nome é PICOPREP.

    ResponderExcluir
  86. Fiz o exame hoje a tarde foi tranquilo de mais, eu estava tão preocupado mas digo que isso é bobagem. Fiquei deitado em uma maca colocaram um pequeno soro na veia o que só doeu a picada da agulha o anestesista veio falar comigo normal me distraiu um pouco e disse que iria aplicar a anestesia junto com o soro na veia, em seguida só senti um gelado do tipo Hals subindo na veia do braso e comesei a dormir a vista ficou embaralhada dormi zzzzzzzzzzzzz... e acordei normal, normal.
    Conselho não tenha medo estou falando isso porque eu tinha medo mas é bobagem o exame é muito tranquilo.
    O lachante que todos falam que é ruim é outra bobagem eu tomei um sache a noite e 5 copos de água e um sache logo cedo e 3 copos de água.
    Segue a dica o remédio laxante é novo e muito sufisticado sem muitas complicações o nome é PICOPREP. A diaréia vem mas vai a dica dois dias antes do exame não coma carne vermelha prefira frango e peixe assim sua diaréia fica mais amena.
    Não tenha medo vai confiante pois é tranquilo.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. A coitada da minha mãe sofreu. Acordou durante o procedimento e assim continuou, sentindo cólicas horríveis e vontade de soltar pum. Disseram que não podiam aplicar mais anestesia pq disseram que ela estava com a pressão baixa.
    Li um pouco mais à respeito. Pessoas obesas e com problemas cardiacos, por questão de segurança, eles não aplicam muita anestesia..., então, a pessoa fica acordada, e sentindo todas as dores intestinais do procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, fiz hoje o exame e já estou me sentindo muito bem. A parte difícil é o preparo pq ficar dois dias comendo papinho e depois tomar o laxante Manitol foi bem complicado, mas durante o exame não senti nada.
      Entao, minha msg a todos é que vale a pena fazer, ainda porque o exame tem uma validade de ate 10 anos;e ainda quando superamos uma dificuldade ficamos mais forte então pessoal. Força !

      Excluir
    2. Olá Amanda eu fiz o exame e fiquei com muita dor e colicas no dia seguinte, vc sentiu dor depois do exame?

      Excluir
  89. gente to com muito medo. No meu preparo exigiram 2 comprimidos de ducolax e depois mais 2. Meu intestino é preso e tenho medo de sentir muita colica. To com tanto medo que nao paro de chorar. Alguem teve essa preparação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc j[a fez o exame Paula? como foi?

      Excluir
    2. Nao fiz, vou fazer dia 29 se criar coragem.

      Excluir
    3. Paula aq é a mãe do Crhystian eu não consigo colocar o meu nome e a resposta sai no nome dele, o meu nome é Suélen eu fiz o exame e te falo fica tranquila o preparo para mim foi facil não enjoei e só vai muito ao banheiro por causa dos laxantes e do manitol mas o que me incomodou foram as dores e cólicas depois do exame no dia sequinte muita dor mesmo e eu sou muito nervosa me deu até enjoo. mas vai fazer sem medo o exame em si não doi por causa da sedação. fique com Deus.

      Excluir
    4. Obrigada pela resposta. O meu receio é tomar 4 ducolax e sentir muita dor pq meu intestino é muitoo preso, nao sei se esse é seu caso.E ja tinha ouvido falar que pode dar colica no dia seguinte. O que tomou para melhorar? Buscopam composto pra mim nao faz nem cocega.

      Excluir
  90. Vou fazer esse exame hoje, qto aos preparos achei normal, os laxantes como dulcolax que tomei na véspera só me deram um pouco de cólicas..fui ao banheiro normal, no dia do exame fiz o preparo com o manitol misturei com gatorade de limão ficou otimo o sabor e não estou sentindo nada só indo bastante ao banheiro e sai bastante liquido, o unico desagradável para mim é a dor de cabeça que me deu na madrugada, mas de manha no dia do exame tomei 25 gotas de dorflex e fiquei graças á Deus sem dor.

    ResponderExcluir
  91. Vou fazer amanha, depois comento como foi e o resultado !!

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde, irei realizar o exame no dia11/5 e confesso que estou apavorada desde o dia que marquei. Sei que nosso Deus é maior. Mas eu tenho pavor de diarréia e vômitos. E pior tenho medo da anestesia,se eu pudesse faria acordada, pois não gosto de nada dormindo, pois até as indoscopia eu fiz acordada porém esse exame o médico não quer fazer comigo acordada. M ajudem em oração, estou com muito medo.

    ResponderExcluir
  93. será q tem algum perigo de continuar acordada durante o exame mesmo tomando o sedativo??? tenho medo disso pq geralmente eu sou meio resistente a sedativos, ja fiz endoscopia e n dormi fiquei apenas ''grogue'' ..tenho medo disso acontecer na colonoscopia e ficar acordada, sentir dores e cólicas...sera q tem algum perigo d eu nao dormir?

    ResponderExcluir
  94. Vou fazer a colo quarta feira to com medo de td emagreci e o exame de sangue oculto foi positivo fiz o CEA deu normal e outros de sangue tb! Estou com medo! Tenho leves dores abdominais enjôo d+ tenho gastrite tb! Medo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm estou com muito medo e tbm tenho sangue nas fezes, mas nao tenho diarreia e sou muito ressecada....depois conte como foi exame?

      Excluir
    2. Vai dá tudo certo, vamos confiar. TB estou com medo, pois alem do dulcolax eu ainda tenho que tomar dois litros de laxante. Confesso que estou com pavor. Se já fizeram me contam como foi.

      Excluir
  95. Descobri a dois meses sangue nas fezes. Vou fazer o exame segunda estava com medo mas vcs me ajudaram muito obrigada. Deus vai na frente que sei.

    ResponderExcluir
  96. Gente tenho 21 anos acabei de fazer uma endoscopia e uma colono, vira e mexe tenho diarréia (percebi que é quando eu fico nervosa ou perto da menstruação que tenho TPM) enfim... Ano passado fui para o PS com dor na boca do estômago fiz alguns exes de sangue que deu uma infecção e depois uma tomografia e resultou uma colite... Nunca mais tive nada depois disso qndo foi fevereiro de 2015 tive de novo que durou 2 dias a diarréia e em abril que essa foi mais forte confesso que fiquei com medo e tive muco nas fezes tbm, ao término dos exames me falaram que foi feito uma biópsia do intestino... To desesperada queria saber o pq foi feita essa biópsia oq será que possa ser?

    ResponderExcluir
  97. Eu fiz colunoscopia e endoscopia a 3 dias atrás..foi como todos falaram,nao doeu e fui bastante ao banheiro.....o que eu queria perguntar é se é normal e se alguém sentiu tantos dias após dor como se fosse de gastrite e hj me deu ânsia de vomito...isso é normal?Na endoscopia eu fiz biopsia do estomago,mas não sentia dor nenhuma antes do exame

    ResponderExcluir
  98. Depois de tres meses enrolando criei coragem e fui fazer a colonoscopia. Fiquei bastante enjoada no preparo mas nada q um dramim nao resolvesse.O pior pra mim foi a sedação, nao pegou e senti muita dor tanto que o medico nao conseguiu fazer todo o exame.

    ResponderExcluir
  99. Fiz o exame de colonoscopia hoje junto com uma endoscopia.
    O exame ocorreu exatamente como no relato da Dani sem nenhuma dor porque fui sedado e quando acordei o exame tinha acabado.
    Só o preparo que é ruim por causa dos laxantes e da diarreia que vem em seguida após tomá-los mas nada impossível de suportar.
    Gostei muito de lermos relatos aqui do site pois deram muita tranquilidade para mim para ir fazer o exame. Como disse exatamente como a Dani descreveu lá no início.
    Agora só esperar o resultado e levar ao médico.
    Quem for fazer não se preocupe por antecipação faça o preparo e vá tranquilo que você verá que é muito tranquilo mesmo. Bom exame!

    ResponderExcluir
  100. bem..eu vou fazer, nunca fiz, vou meter a cara...vou numa boa...tá certo que tô meio insegura...MAS VOU E VOU COM TUDO...num deve ser pior que ter filho de parto normal.....eu acho, né???? BORA BORA SER FELIZ NESSA TAL COLONOSCOPIA....my god...
    da...kkkkkkkkkkkkkk...tenho 67 anos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Leonor, foi o que meu marido me falou. Que medo é esse para quem já teve 3 filhos??? Eu era mais corajosa, encarava tudo, fiz uma colono sem sedação e endoscopia também, depois fiz outras sedada, mas agora fiquei mais velha e tenho medo de tudo.Credo, gostaria de ser corajosa como você!!!!! parabéns!!!!

      Excluir
  101. eu nunca fiz, mas vou fazer numa boa...tenho 67 anos e quero acreditar que não seja pior que ter filho de parto normal...BORA BORA SER FELIZ NESSA TAL COLONOSCOPIA..kkkkkkkkkkkk......não me permito ter nada no meu corpo que não tenha cura.....que meda...eu hem......

    ResponderExcluir
  102. Irei fazer hoje endoscopia alta e a a baixa tem algum problema em fazer as duas no mesmo dia

    ResponderExcluir
  103. Pior que fiz a besteira de ficar lendo e agora estou apavorada!!!!

    ResponderExcluir
  104. Para quem tem medo, é muito muito tranquilo, a única coisa chata é o preparo para o exame em casa, vc caga até não querer mais, ou vc não quer mais e caga do mesmo jeito kkkkkkk cara sinceramente, cmg foi assim na hora da sedação deu uma dorzinha no braço e depois de uns 2 segundos apaguei, e parece que depois de 2 segundos acordei, foi um verdadeiro ''vapt vupt'' eu acordei dando rizada é muito ilário kkkk vc que tem medo não se preocupe é bem tranquilo mesmo estou dando minha palavra pra vc. Tenha medo da preparação para o exame pq a caganeira não para kkkkk abraços.

    ResponderExcluir
  105. Pessoal, este exame é muito importante, se o seu médico pediu, não deixem de fazer, segue a minha experiência:
    Preparação: No domingo não comi nada sólido, apenas caldos e sucos coados, as 14hs tomei dois comprimidos de dulcolax e fui algumas vezes ao banheiro, no entanto a noite eu dormi tranquilamente, apenas no dia seguinte fui novamente ao banheiro. Eu optei por terminar a preparação no hospital, cheguei lá na segunda as 6:20 da manhã, as 6:40 já fui para um quarto onde me aguardavam três copos, um com luftal e os outros dois com manitol que é o laxante, os três são muito doces, tomei todos e depois fui orientado a ficar em pé para que fizesse efeito, também fui orientado a tomar no prazo de 2hs uma garrafa de agua de 1,5lts e três caixinhas de suco de 300ml cada, neste periodo comecei a ir ao banheiro, na terceira vez fui orientado a chamar a enfermeira, ela observou a fezes e disse que já estava quase totalmente limpo, fui mais umas 6 vezes ao banheiro até que ficou apenas uma água amarela limpa sem residuos, então eu deitei na cama e colocaram um soro para não desidratar e a partir deste momento não pude tomar mais nenhum liqudio, mesmo com o soro continuei indo ao banheiro...as 10:30 fui para a sala da colonoscopia, deitei de lado na cama deixando uma perna esticada e uma outra encolhida, chegou a médica e me fez algumas perguntas, depois recebi o anestésico e zzzzzzzzzzzzz.
    O exame demorou uns 30 minutos, eu tinha dois pólipos, um de 2mm e um de 5mm que foram removidos e enviados para biópisa..o resultado foi Pólipo 1 - Colon ascendente: Adenoma tubular com displasia de baixo grau.
    Pólipo 2 - Reto: Adenoma tubular com displasia de baixo grau.
    Hoje tenho 45 anos, se eu não fizesse este exame daqui a aproximadamente 10 anos estaria com um cancer, este exame além de identificar remove os pólipos, ou seja, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, se tivesse deixado para fazer apenas com 50 anos que é o recomendado eles estariam maiores e talvez mais complicados...recomendo a todos que tenham algum histórico familiar ou um pedido do seu médico que faça o exame, não é nada complicado se comparado aos males de um cancer ou uma doença grave de estomago, este exame é simplemente fundamental...

    ResponderExcluir
  106. Meu nome é Alan Freitas , fiz a tal mas eu já havia feito mas não lembro de ter ficado com dor no intestino tipo ardência quando como ,ou depende parece que minhas costelas estão encostando no intestino fiquei muito dolorido. Mas eu sempre achei que os médicos teriam que perguntar para agente antes de fazer uma biópsia ou a o menos comunicar que poderia avisar agente antes.

    ResponderExcluir
  107. Olá,
    Fiz a colonoscopia hoje às 8h40 da manhã, sem surpresas, sem dores ou incômodos. No meu caso a indicação foi do ginecologista, apenas como prevenção, pois já passei dos 5.0.
    Já que o objetivo da preparação ela fazer uma limpeza interna, apesar da orientação da clínica ser de restringir a alimentação na véspera, optei por evitar carne, verduras e frutas 3 dias antes. Nesses dias aumentei a quantidade de água, e comi arroz, batata cozida amassada e regada com caldo de carne, macarrão também com caldo, purê de batata, gelatina, chá, bolacha água e sal, limonada sem açúcar.
    Ontem a última refeição sólida foi o almoço - batata cozida amassada com caldo de carne.
    Às 14h e às 16h tomei 2 comprimidos de Dulcolax, não senti cólicas ou nenhum incômodo, nem mesmo deu vontade de ir ao banheiro. O tempo todo fui tomando água.
    Às 18h preparei o Manitol (um pó branco comprado em farmácia de manipulação): espremi e coei o suco de um limão grande, juntei água gelada até completar 1 litro, coloquei as 100g do Manitol e mexi bem.
    Não ficou gelatinoso ou gosmento como alguns relatos que vi na web. Para mim estava até gostoso, bem líquido, e muito melhor do que o Gatorade sabor limão.
    Tomei aos poucos, terminei às 19h.
    Pouco antes das 20h começaram as idas ao banheiro. Impressionante como solta o intestino! Foram umas 8 ou 10 'visitas ao trono' rs rs. Ao final de cada uma tomei um gole grande de Gatorade ou meio copo de água.
    Em nenhum momento tive dor ou cólica. Dormi tranquila, acordei algumas vezes durante a noite e o líquido saiu cada vez mais limpo.
    Às 6h40 da manhã tomei mais um copo de limonada, um banho morno, mais umas 2 idas ao banheiro, roupas confortáveis e fui para a clínica. Antes pesei e descobri que emagreci 2kg uuuhuuuu.
    Chegando na clinica preenchi a ficha e assinei, meu marido também assinou. A atendente deu um copinho com luftal e em menos de meia hora estava na sala de exames.
    O médico conferiu os dados da ficha, fez algumas perguntas, explicou calmente sobre o exame e saiu da sala, enquanto 2 enfermeiras me prepararam.
    Não precisei usar aquela camisola ridícula aberta atrás. Fiquei com a camiseta, tirei o tênis, continuei com as meias, deitei e as enfermeiras seguraram um lençol sobre minhas pernas. Abaixei a calça até a altura dos joelhos e em seguida elas terminaram de retirar.
    Virei do lado esquerdo, colocaram uma agulha em minha mão esquerda para injetar o sedativo, posicionaram o braço direito sobre a lateral do corpo, colocaram um aparelho no meu dedo, um monitor de pressão no braço direito e... acordei já na sala de recuperação, com a roupa, tênis e com meu marido fazendo a típica pergunta 'tudo bem?'.
    Quando o soro terminou a enfermeira retirou a agulha, me ajudou a sentar na maca e fez algumas perguntas.
    Em seguida o médico chegou, comentou que retirou um pólipo milimétrico, que visualizou uns poucos diverticulos mas que está tudo ok, a biopsia do pólipo sai em poucos dias.
    Dali fui para casa, almocei salada e arroz carreteiro.Agora estou aproveitando que não preciso trabalhar e estou descansando em plena 6a. feira à tarde. Delícia!
    Resumo: tranquilérrimo. Adiei por 2 anos por recear fazer um exame muito invasivo, e temia as cólicas da preparação que uma amiga havia descrito nos mínimos detalhes.
    Se o médico recomendar, faça!
    Se conseguir horário bem cedo a preparação é mais tranquila.
    Reduza a quantidade de comida uns dias antes que você terá menos trabalho e também diminui a chance de ter cólicas.
    Bom, vou tirar um cochilo.

    ResponderExcluir
  108. Pessoal gostei muito dos depoimentos,realmente terei que passar por tudo isso na próxima segunda feira,mas o que me assusta e da medo é de alguma contaminação, bactérias ...morro de medo destas coisas e mais tudo que os outros temem.Já pensei em desmarcar o exame,mas foi dificil passar com o proctologista quem depende do Sus sabe a demora que é.Tambem tive sangue oculto nas fezes,então o médico pediu este exame...Mas com vocês deu tudo certo então estou criando coragem para fazer.Bjs e obrigada pela força.

    ResponderExcluir
  109. Gente fiz o exame hj e foi super tranquilo. A dieta e super tranquilo tbm não senti fome a unica coisa q posso dizer que me incomodou foi tomar o manitol, ele da um pouco de enjoo, mas td bem. O exame foi muito tranquilo eles me sedaram não senti nadinha, quanfo acordei ja estava em casa

    ResponderExcluir
  110. Eu fiz esse exame, a pior parte é que Vc não dorme à noite por causa do manitol que me deu muitas náuseas e não tomei todos os frascos não se eu tivesse tomado acho que tinha ido parar no hospital, e no dia seguinte fui realizar o exame, sou resistente à anestésicos pois tomo há mais de 10 anos muitos tipos de calmantes e meu organismo adquiriu uma certa resistência à anestesias, lógico que não pegou à anestesia o médio não pediu pra aplicar mais anestésico e iniciou o exame comigo morrendo de medo e acordado, doeu muito eu chegava a gritar médico estúpido, aí quando ele não conseguia mais ir adiante pediu pra enfermeira me aplicar mais 3 ml de anestesia sendo que tinha ministrado no início 2ml, mas o idiota enfiou o negocio à força e eu gritando me deu até enjôo de tanto que doía, mas ele passou da parte dolorida justo quando a enfermeira já estava pronta pra aplicar os 3 ml de anestesia, aí ele falou pra não aplicar, e sei que nunca mais eu faço esse exame acordado outra vez, fora que não consegue dormir na noite anterior pois vc vai ao banheiro de 5 em cinco minutos eu cheguei a desmaiar no banheiro sentado no vaso sanitário, é sim o pior tipo de exame que já fiz de fato. E mesmo assim fiquei mais de um mês com dores abdominais depois do exame. Só sei que naquele médico eu não volto nunca mais. E o meu exame era em outra cidade vizinha, que horrível foI tudo aquilo, foi traumático.

    ResponderExcluir
  111. Eu fiz hoje particular na clínica ontem tomando os laxantes passei mal hoje de manhã devido a isso nao tomei o 2 sachê do picopred hpje as 9hs entretanto no exame deu tudo normal deu para fazer o exame mesmo com laudo irregular de limpeza mas as fotos ficaram bem limpas nao tive nenhum polipos o aparelho foi até o final do intestino (seco) sem problemas muito rapido o exame 25 min entrei coloquei avental uma agulhadinha e bom sono acordei ja com minha irmã me chamando para ir embora so me trocar e ir tranquilo o pior foi p laxante mesmo picopred me deu diarreia por 3 horas depois dormi por 2 horas e dor de barriga ate as 8 horas da manha pior foi as colicas e fraquesa e enjoos esses sintomas não sao para todos foi so comigo mesmo dessa forma eu não consegui tar o 2 sachê se não eu iria pro ponto socorro enfim tranquilo e tirado da cabeça doenças do intestino agora vou passar no hastro e continuar a procura dessas colicas que tenho.

    ResponderExcluir
  112. Bom dia confesso que o preparo é muito ruim, mesmo estou me preparando desde ontem para fazer o exame hoje.

    ResponderExcluir
  113. Ainda com um pouco e medo tomei o manitol as 06 da manhã até agora não fez efeito to com medo alguém me explica se é normal

    ResponderExcluir
  114. Obrigado meu amigo... Provavelmente irei fazer o exame

    ResponderExcluir
  115. Eu vou fazer este exame no dia 17/02/2016.

    Minha única preocupação é que estou sofrendo com uma FISSURA (que foi o que me levou ao proctologista que pediu este exame além de outros de sangue). A FISSURA ainda não sarou e acho que precisarei de outros tratamentos, então, minha dúvida é: Posso fazer este exame mesmo com a FISSURA ainda na "ativa"? Sei que na hora não sentirei dor, mas e depois?

    ResponderExcluir

Popular Post

Contato

Powered by Blogger.