Diário de uma menina com SII

Rafaela Carvalho         12 comments
Image and video hosting by TinyPic
Olá. É com um enorme prazer que escrevo meu primeiro post aqui no CÓLON IRRITÁVEL.
Os sintomas apareceram no ano de 2005, com diarréias que não passavam, dores estranhas... coisas que nunca tinha tido antes. Mas como era véspera, da minha tão sonhada festa de debutante, achei que era apenas uma crise de ansiedade. Procurei meu médico de confiança, que me pediu alguns exames. Mesmo com aquela correria toda eu fiz. Levando o resultado para sua apreciação, ele me disse que não havia dado nada de 'errado', e que deveria ser alguma infecção passageira. Ok, né? Se o médico disse...
Continuei assim por longas semanas, e tomando apenas um remédio para flora intestinal. Passado algum tempo, sumiu todos os sintomas e voltei a ter a minha vidinha tranquila, típica do interior de Minas Gerais. Mas no ano seguinte, em 2006, começou o pesadelo novamente. Procurei um gastro, e ele me pediu alguns exames, dentre eles a temida COLONOSCOPIA. Por falta de informação, e até ignorância, não realizei o exame por medo. Sempre tem um pra enxer a cabeça da gente de minhocas. FATO! Melhorei por si só... Mas como diria minha mãe, 'quem é vivo, um dia aparece', em 2009 ela veio com tudo. Novamente procurei o médico e realizei todos os exames solicitados. Aí veio o diagnóstico, colite ulcerativa e a Sii. Me vi desesperada, sem saber como agir. Tive depressão, e sindrome do pânico. Me tratei e hoje vivo normalmente. Claro que algumas vezes passo mal, tenho uma lista de restrições alimentares, mas as vezes a gente derrapa! rs

DESISTIR JAMAIS! É isso que hoje eu tenho pra dizer...

Beijos.
Published by Rafaela Carvalho

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Si vous n'avez pas eu la chance de prendre dans tous.
Follow us Google+.

12 comentários:

  1. É verdade, por vezes não se consegue resistir a tanta restrição. Também tenho SII e aprender a viver com este problema é uma luta constante e diária.

    ResponderExcluir
  2. Percebo bem todos os sintomas aqui descritos. Pois tenho o SII na vertente diarreica á cerca de 14 anos, nos primeiros anos foi uma luta fiz varios exames que não acusavam nada então os medicos achavam que era uma inflamação e medicavam-me só com medicamentos para a flora intestinal, mas a situação não melhorava bem pelo contrario. Até que em 2001 me foi diagnosticado SII passei a fazer uma alimentação sem fibras e leite e derivados de leite e a situação melhorou bastante mas não estou livre de todos os sintomas. é verdade que não é uma doença mas incomoda bastante e muitas vezes quando ouvimos dos medicos que está tudo bem começamos a achar que estamos a ficar "loucos". Mas não é loucura e um problema que existe e pode ser controlado com muita força de vontade. E nunca se deixar vencer um dia de cada vez.

    ResponderExcluir
  3. Uma esperança de melhora....

    Eu também sofro de Síndrome do Cólon Irritável há mais de 10 anos!

    No início eu tinha muitas cólicas logo após as refeições e que só passavam quando o instestino se soltava, após algumas horas de intensa dor.
    Depois, com o passar do tempo, eu comia e imediatamente já tinha diarréia.
    Isso afetou muito minha vida social.

    Há uns 3 meses descobri um novo remédio que está tendo 100% de eficiência para mim!
    Chama-se QUESTRAN LIGHT.
    O remédio vem em forma de pó, em saquinhos contendo 4 gramas cada.
    Eu estou tomando 1 colherinha de chá (Aproximadamente 1 grama) diluído em suco, todas as manhãs antes de tomar meu café.
    Não tive mais problemas de dores ou diarréias após o início do remédio.
    Estou divulgando essa informação para tentar ajudar àqueles que também sofrem de cólon irritável, com tendência à diarréias.
    Espero que ajude!
    Melhoras à todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa vou comprar esse remédio, pois já não sei o que mais fazer e que remédios tomar. Meu médico indicou o Flagyl, mas é um remédio controlado e não quero ficar usando sempre. Obrigada pela dica!!

      Excluir
  4. Gostaria que você contasse como você conseguiu se sentir melhor? se houve acompanhamento psicologico? como você lida com a sua vida social e trabalho? Tenho sii desde meus 15 anos, desenvolvi após um episódio de forte trauma emocional...hoje, com 18 anos voltei a ter problemas com a crise e dessa vez desenvolvi transtorno de ansiedade generalizada, e, ver exemplos de pessoas que superam a tristeza da doença, me ajuda muito!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Bom, devo dizer-vos que estou MARAVILHADO! Em bom rigor, não tanto pelos (aparentes) efeitos milagrosos do apregoado Questran (nem sei se se encontra à venda aqui em Portugal) mas sobretudo por ler depoimentos de pessoas que aparentam sintomas EXACTAMENTE IGUAIS aos meus! Por isso sei perfeitamente o que sentem quando dizem que não podem ir a lado algum sem antes passar 3 x pelo wc... É horrível. A ansiedade que gera é uma verdadeira tortura. Pior é que o diagnóstico médico aponta para: Lado nenhum. Ninguém está preparado para resolver esta doença. Ninguém sabe realmente nada disto. No meu caso, nunca tomei qualquer medicamento - à excepção dos famosos ultra-levure - cheguei a sentir-me quase em desespero, sobretudo em viagens ou durante compromissos profissionais. Acho que, pontualmente, senti mesmo pânico, com episódios até traumáticos. Mas enfim, sempre consegui levar por diante a vida e tenho a CERTEZA ABSOLUTA DE QUE VOU CURAR-ME. O facto de poder comunicar com outras pessoas com SII é absolutamente fantástico, porque a verdade é que sentimos uma vergonha absurda pelos sintomas que se manifestam. Muito estúpido, mesmo.
    Agradeço eventuais comentários ou troca de info.
    Obrigado!
    João (jmb168@gmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu so uma jovem de 21 anos e sofro de SII há cerca de um ano.Nos últimos meses tem piorado muito e eu tive de deixar de sair de casa e abandonar as minhas actividades.Estou vivendo numa prisão.Para ver se eu melhorava eu resolvi deixar de comer,em menos de um mes passei de 46kg para 38kg e eu sou uma pessoa bem baixa.Tou precisando de ajuda urgentemente,dicas de dieta,o que fazer.Aqui fica o meu contacto. vfp1990@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calma nao fique nervosa tenha fe EM DEUS que tudo passara sofro com isso tambem

      Excluir
  7. Tenham paciência com vocês. Vivam um dia de cada vez. Acreditem que sempre é possível melhorar. Já estive no fundo do poço por causa da Sii, mas Deus é maior e encaminhou os passos para minha melhora. Trate-se com um médico q de fato se importe com seu problema, procure um bom psicologo. Faça exercícios, pratique exercícios regulares e tenha muita fé em Deus. não deixe de ter planos, siga sua vida, perca o medo de comer, evite comidas pesadas gordurosas, mas não se prive, pois o problema é mais emocional. Acreditem é possível melhorar. Para quem mora em bh posso indicar bons especialistas.

    ResponderExcluir
  8. oi Rafaela,
    meu nome é Andréa, tb sou de MG e vi seu depoimento sobre a SII. Eu tenho sofrido desde 2009 com isso mais os médicos nao chegam a uma definição. Tenho crises de intestino preso e na maioria das vezes tá muito solto. Minha barriga incha e tenho muitos gases. Um muco aparece nas fezes. E tenho muita dor de barriga. São esses os sintomas que vc tb tem?
    se puder entrar em contato comigo eu agradeço; andreaufv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é Jaqueline, pessoal lendo esses depoimentos me sinto até melhor de saber que não estou sozinha, sei que isso até parece egoismo, mas como eu digo para o meu marido!
    Pior que ser diagnosticada com uma "doença"estranha, é não ser diagnosticada com nada e continuar sentindo dores e etc...
    Enfim... meu caso é o seguinte, eu tenho 30 anos e descobri a SII quando eu morava no México, fui morar por lá em 2006 mas comecei a sentir as dores e incomodos em 2009.
    Não sei quanto vcs mas eu tinha uma imagem meio distorcida dos médicos mexicanos (nada a ver eles são ótimos tbem) mas de qualquer maneira eu procurei 3 médicos diferentes e todos me deram a mesma noticia, lá eles chamam de colites.
    Fiz uma dieta rigorosa, tomei uns medicamentos que não lembro os nomes :( e fiquei um bom tempo sem sentir nada!
    Mas como esquecemos das dores e etc... parei a dieta e parei de tomar metamucil (que me ajudava bastante)nossa a dor o desconforto voltou em dobro.
    Lá no México descobri que esse problema esta super relacionado ao nosso psicologico, e ai conectei os fatos e lembrei que quando essa dor se desencadeou foi numa época que eu estava em um projeto muito complicado, com muitas cobranças e etc.
    Agora voltei para o Brasil e pra falar a verdade eu tenho essas dores quase todos os dias, sobretudo quando passo muito stress, angustia e etc.
    Estou refazendo todos os exames novamente pois comecei a me encanar com doenças (acho que é um pouco de hipocondria) mas de qq forma, melhor pecar pelo excesso que pela falta!

    Agora vem o desabafo ---->>>

    Obter uma disciplina alimentar diferente, rigorosa, cheia de fribas, probioticos é FÁCIL!!!!

    Dificil mesmo é controlar o stress, tristezas, angustias...Isso é quase impossivel.

    Só um detalhe, trabalho com informatica!


    ResponderExcluir
  10. Lendo os relatos fortaleço a idéia de que tenho chances de ter essa mesma doença. Mais ainda não tive coragem de fazer exames´para ter certeza. Nunca tinha ido ao médico sempre fui saudável, e os exames solicitados me apavorou! Acarretou uma serie de crise de panico e somatização de qualquer dor ou anormalidade fisica, já imaginava que estaria com uma séria doença. Já fazem 7 meses, a médica havia me receitado um ansiolitíco, mas decidi suspender assim que vi uma melhora, tomei por uns 6 meses, e substitui por suco de maracujá, tem dado certo, Como sou músico essas variações do intestino e principalmente o panico tem me atrapalhado profissionalmente, pois é uma profissão que lida com muita ansiedade, ensaios, repertórios, compromissos, aceitação do público, viagens.. enfim, em dia de show já acordo e penso no evento, o intestino logo responde.
    Tenho dispensado propostas de show, o que tem me deixado depressivo por essa situação. Os encontros com amigos estão cada vez mais raros, sempre gostei de tomar cerveja nos finais de semana, mas agora está sendo uma vez ou outra, Os amigos ficam intrigados com a ausência, e o pior que não falo o motivo por vergonha .(acho q todo mundo que tem não diz né? além de intimo é complexo para entenderem)
    Tenho pensado em largar a atividade de música, mas seria uma grande tristeza para mim, além do prazer é o meu meio de vida. Isso tudo aconteceu após minha noiva ter tido uma gravidez não evolutiva, seria o nosso primeiro bebê, mas não deu certo. No inicio achei que havia superado, mas o intestino delatou essa fragilidade. Estou na expectativa de melhoras, me apegando sempre em Deus, que ele sabe o quanto quero retornar a minha vida como antes, e celebrar ela junto das pessoas que amo, família, amigos e o publico que sempre levei alegria através da música. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir

Popular Post

Contato

Powered by Blogger.