Entendendo a Síndrome

Daniele Martins         32 comments



Dor abdominal, diarréias frequentes, constipação, gases, e ainda, depressão ou ansiedade? Você pode ter a chamada Síndrome do Intestino Irritável. Aprenda o que é e o que fazer para lidar com ela.

O que é?

Olá amigos, a Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio intestinal funcional comum caracterizada por desconforto abdominal e função intestinal anormal. O desconforto freqüentemente se inicia após a alimentação e desaparece após a evacuação. Os sintomas podem incluir cólicas, náuseas, distensão abdominal, gases, constipação, diarréia e uma sensação de evacuação incompleta. Pode estar associado a graus variados de depressão ou ansiedade.

Já foi conhecida como indigestão, diarréia nervosa, colite espástica, colite nervosa e neurose intestinal.

Sintomas

Períodos sintomáticos podem se alternar com períodos assintomáticos de até vários anos, mas que, por fim, tendem a recorrer.

A dor geralmente é do tipo cólica, intermitente e mais localizada na porção inferior do abdome. Costuma aliviar com a evacuação e piorar com estresse ou nas primeiras horas após as refeições e, dificilmente, faz com que o paciente acorde à noite.

Os indivíduos com síndrome do intestino irritável com predomínio de diarréia apresentam mais de três evacuações/dia, fezes líquidas e/ou pastosas e necessidade urgente de defecar. As evacuações não costumam ocorrer à noite, durante o sono, ao contrário das diarréias de causa orgânica. Não há sangue nas fezes (com exceção dos casos de fissura ou hemorróidas), mas pode haver muco.

Já os com predomínio de constipação (intestino preso) evacuam menos de três vezes/semana, as fezes são duras e fragmentadas (fezes em "cíbalos" ou "caprinas"), e realizam esforço excessivo para evacuar (evacuações laboriosas). Dor abdominal acompanha a gravidade da constipação e tende a aliviar com eliminação de fezes, porém é freqüente a queixa de uma sensação de evacuação incompleta, o que obriga o paciente a tentar evacuar repetidas vezes.

Queimação, náuseas, vômitos são relatados por até 50% das pessoas com síndrome do intestino irritável.

Diagnóstico

Procurar um médico gastroenterologista ou um proctologista é de fundamental importância para fechar seu diagnóstico, ele irá solicitar exames específicos para afastar possibilidade de você possuir outras patologias.







Published by Daniele Martins

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Si vous n'avez pas eu la chance de prendre dans tous.
Follow us Google+.

32 comentários:

  1. Tenho 16 anos e tive muitos problemas no meu passado, parei de estudar com 14 anos e daí comecei a ter problemas com o intestino, parei de ter convivio social, passei a ser depressiva, tinha muitos gases e piorava quando eu ficava nervosa.
    As vezes fico em duvida se é psicologico ou se é a sindrome do colon irritavel...
    hoje tudo melhorou um pouco, mas algumas vezes ainda continua... isso tem me atrapalhado muito na minha vida social!

    Gostaria de saber se a sindrome do colon irritavel pode ser piorado com o estress.

    ResponderExcluir
  2. Olá, a causa da SII são inúmeras, os sintomas da SII para muitas pessoas levam a uma má qualidade de vida sendo necessário acompanhamento multiprofissional constituído basicamente de médico, nutricionista,psiquiatra e psicólogo.

    A prática de atividade física é muito importante para pessoas que sofrem com gases intestinais.

    O fator emocional pode contribuir sim para desencadear crises de SII, por isso deve procurar psicólogo e psiquiatra como já mencionado.

    Lembrando que deve fazer acompanhamento com o médico e realizar todos os exames para descartar outras possíveis patologias e confirmar a SII.

    A Equipe do Cólon Irritável deseja melhoras e estamos aqui sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  3. Ola.
    Minha mãe foi diagnosticada com SII a uns 4 meses. Ela ja sofreu com diarreias a muito tempo, mas atualmente ja nao tem mais. Apesar de fazer tramento com muitos medicamentos, nenhum resolve o problema da dor, que segundo ela é insuportavel. Ja nao sabemos o que fazer. Antes a dor passava por alguns dias e depois retornava. Agora a dor esta presente todos os dias.
    A SII pode causar tanta dor e nao melhorar com nenhum medicamento?
    Aguardo uma ajuda.
    Obrigada

    Elis

    ResponderExcluir
  4. Tenho 39 anos e depois de estresse intenso essa doença apareceu há um mês atrás.

    Os sintomas iniciais eram dores intensas relacionadas à prisão de ventre, somada à evacuação com pouca consistência.

    Depois de tomar medicação homeopática contra a prisão de ventre, evitar comida gordurosa, melhorou um pouco.

    Depois da medicação, as dores da prisão de ventre desapareceram e então, se como algo errado, com muito óleo, passo a ter as mesmas sensações de uma infecção urinária, ou seja, queimação ao urinar e desejo de evacuar, acompanhado de desconforto.

    Todo esse martírio só passa depois de umas duas horas e meia após a refeição.

    Relatei tudo ao médico e ele disse que não podia me ajudar porque essa é uma doença provocada por estresse emocional.

    Estou prestando atenção em tudo o que como. Agora já percebi que muito óleo na comida é um veneno. Estou conseguindo controlar bem os efeitos indesejados da doença tomando iogurte natural com leite de soja pela manhã e à noite, tomando remédio homeopático contra prisão de ventre e evitando óleo.

    Claro que além da alimentação é muito importante procurar ficar tranquilo, passear alguns minutos, relaxar...

    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Emanuela

    Apos umas férias, em que me foi detectado uma gastroenterite. Duas semanas passadas voltou a diarreia, e o desconforto abdominal, principalmente do lado esquerdo.
    A minha médic mandou-me realizar exames ao sangue, e as fezes... Espero para ver....
    Mas confesso que sou muito stressada.

    ResponderExcluir
  6. Olá,tenho 15 anos e sinto muita dor no pé da barriga, evacuo muitas vezes no dia, as vezes com diarréia e outras com fezes rececadas, sinto muita impaciência e ansiedade,faz mais de um mês q não vou a escola por causa da dor e fico com medo de ir e a minha barriga piorar. Já fiz os seguintes exames:endoscopia, q acusou q eu tenho gastrite e a biopcia acusou uma inflamação; sangue, normal; fezes, normal; urina, caculo renal pequeno sem significancia; raio x, normal; tomografia, normal; e minha médica esta suspeitando de colon irritável e solicitou uma colonoscópia para fazer o diagnóstico.Por favor me ajude já não sei o q fazer!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Fiz a colonoscopia e deu tudo normaL sou o a pessoa acima!!!!!! os sintomas continuam, ainda posso estar com olon irritavel???????
    Por favor me responda!!!!!

    ResponderExcluir
  8. descibri que tenho sii no mesmo tempo descobri que estou com um pouco de anemia , para curar a anemia estou tomando suco de laranja com couve e beterraba, com isso estou melhorando. Outra coisa que estou fazendo e tomar 6 copos de agua em jejum parece dificil mas depois do 2 copo vai facil ,e otimo alivia muitos os sintomas.Boa sorte a todos minha vida mudou depois disso, sou muito mais INFELIZ!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Adriana,
    tenho SII há 15 anos; de uns tempos para cá apareceu uma anemia que vai e volta; fiz Coprologia funcional - deu: sangue ausente; PCR - não há inlamação; VHS supernormal; prova de função hepática Normal; mas fico preocupado com a anemia (acahava que SII não combinava com anemia, tipo: jamais o paciente de SII poderia ter anemia). Vejo que você tem e utiliza suco de couve?
    Meu médico acha melhor tomar injeções e não ingerir remédios a base de ferro para não irritar mais. Seria também porque não faria efeito (tipo ação do medicamento ao ser ingerido por causa da SII?)
    Forte abraço,
    Edson

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia !
    Há 3 anos oi diagnosticado que tenho a SII. Tenho dores do lado esquerdo quando evacuo e se erradia para as costas. Ontem mesmo tive uma diarréia e pela primeira vez notei que tinha sangue. Estou desesperada. Por favor me ajudem !

    ResponderExcluir
  11. Uma esperança de melhora....

    Eu também sofro de Síndrome do Cólon Irritável há mais de 10 anos!

    No início eu tinha muitas cólicas logo após as refeições e que só passavam quando o instestino se soltava, após algumas horas de intensa dor.
    Depois, com o passar do tempo, eu comia e imediatamente já tinha diarréia.
    Isso afetou muito minha vida social.

    Há uns 3 meses descobri um novo remédio que está tendo 100% de eficiência para mim!
    Chama-se QUESTRAN LIGHT.
    O remédio vem em forma de pó, em saquinhos contendo 4 gramas cada.
    Eu estou tomando 1 colherinha de chá (Aproximadamente 1 grama) diluído em suco, todas as manhãs antes de tomar meu café.
    Não tive mais problemas de dores ou diarréias após o início do remédio.
    Estou divulgando essa informação para tentar ajudar àqueles que também sofrem de cólon irritável, com tendência à diarréias.
    Espero que ajude!
    Melhoras à todos!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, essa doença esta cada vez mais presente nas nossas vidas, será uma doença de stress, meu marido tem SII a muitos anos, ele tem dores horriveis chega ate a desmaiar, muita evacuação liquida e pastosa ele sofre muito, faz sempre a colonoscopia e sempre esta presente varios polipos, ele esta tomando ate anti-depressivos para ver os resultados, minha filha de 8 anos tambem tem SII, o medico disse que o dignostico e quase certo, ela tem muitas dores abdominais sempre depois das refeiçoes, ela ja não toma mais leite, porque sente muita dor logo apos ingerir, controlo a alimentação dos dois, ela e muito ansiosa e ativa.
    será que voces tem mais informações sobre crianças com SII??

    ResponderExcluir
  13. Em 2007, quando tive uma crise emcional, eu senti pela primeira vez uma dor intensa na parte inferior do abdomen.Fiz alguns exames e não de nada. Resolvi me medicar sozinha com antibiótico e passou. Em 2009 a dor voltou,mas eu simplesmente resolvi cortar os alimentos fortes e melhorei. E agora, 2011,sinto de novo esta dor e presto mais atenção à ela. Ela vem após as refeições (principalmente à noite, pois janto coisas fortes e durmo!), a dor só passa com Bucopan líquido.Resolvi cortar a comida da noite. Não sinto as dores à noite. Outra carateristica é a prisão de ventre. Nos momentos de dor intensa, eu sint vontade de evacuar,de vomitar, suo muito e fico branca que nem papel. Tudo por causa da dor. Não tenho certeza se é SSI ou endometriose intestinal.

    ResponderExcluir
  14. Olá...ter problemas com o intestino é sempre ruim. Atrapalha a vida. Eu posso comer o que eu quiser que não interfere na minha SII, mais é eu ficar ansiosa que aparece uma crise. Sofro muito com isso, pois minhas crises acontecem por um fator emocional e fico triste de pensar que isso me acompanhara o resto da vida.

    ResponderExcluir
  15. Tenho a SII, há 3 anos e no começo foi péssimo.Entrei em deprê e não fazia nada. Fiz vários exames como colonoscopia,ultra som, exames de sangue, sangue oculto nas fezes, endoscopia,sigmoidoscopia ,teste de intolerância à lactose,etc .Todos normais. Tive um pouco de sangramento,pois a diarréia(4 a 5 idas ao banheiro) causou uma fissura anal. Por isso,achei que fosse algo mais grave e aí veio a deprê.
    Hoje,melhorei um pouco,mas ainda tenho episódios de diarréia alternando com prisão de ventre e muito gases. Ao eliminá-los, dá uma sensação de alívio. também tenho muco nas fezes e ,às vezes,vou ao banheiro e sai secreção(parece óleo).
    O meu gastro disse que isso pode acontecer tbm nessas doenças funcionais do intestino. Mas,é terrível.
    Meu nome é Marcos,38 anos.

    ResponderExcluir
  16. Tenho SII há um ano. Sofro muito. Tenho episódios de diarreia e constipação. Já chorei, pensei que iria morrer e deixaremos filha de 03 anos. Tomo benKefiber e não como folhas, gordura e etc. Tento me controlar. Espero que descubram a causa do nosso sofrimento para que possamos ser felizes novamente.

    ResponderExcluir
  17. Matheus, 17 anos

    Começei a ficar com o estomago ruim a mais o menos 13 dias, ao passar dos dias meu intestino começou a doar após a ingestão de alimentos e muitos gases, fui a primeira vez no medico com 5 dias após o começo da dor, tomei soro na veia com buscopan e plazil, não adiantou nada, no Oitavo dia voltei novamente a um medico, ele desconfiou de um parazita e sem me examinar me receitou um remedio para parazitas, anti gases e buscopan, fiz os 3 dias de tratamento com esses remédios e não melhorou, fui a terceira vez para unicamp com muitas dores na parte Inferior do Abdome, fiz exame de Urína, Sangue e uma Chapa do Abdomen, não foi encontrado nada, tenho uma pequena certezaa que devo sofrer de SII, ainda vou fazer um exame endoscópico e uma tumografia do abdome e vamos ver o que dá, mais o meus sintomas são esses: Dor na parte inferior do abdome após comer, Gases, Diarréia(Não todos os Dias) e intestino preso as vezes.

    ResponderExcluir
  18. TENHO COLICAS FORTES QUASE TODOS OS DIAS, O MEDICO ME RECEITOU UM REMEDIO. MAIS ATE AGORA NADA. AS COLICAS VEM FREQUENTEMENTE DE MANHÃ E SAO FORTES FICO COM MEDO DE SAIR

    ResponderExcluir
  19. OQ EU FAÇO PARA DIMINUIR EU EVITAR ESSAS COLICAS EX; ALIMENTOS ETC

    ResponderExcluir
  20. Ha 9 mesea tenho muita dor do lado esquerso, parece colica, ja fiz mtos exames e nenhum da nada... tenho duvidas se tenho Sii pq vou no banheiro todo dia (normalmente 1 vez) mas tem dias q me da diarreia do nada..varias vezes no dia... e a dor nunca vai embora...pioro apos evacuar... e li aqui em cima que qiem tEM Sii a dor melhora apos evacuar... so quero sarar de vez..me sinto insegura pra trabalhar, e vida social...

    ResponderExcluir
  21. Sempre tive intestino preso,muita dificuldades na hora de ir ao banheiro,mas tarde descobri uma úlcera .
    As vezes quando vou ao banheiro sinto cólicas terríveis ,um calor ,uma vontade de vomitar...só quero ter uma vida normal ..........C A C .

    ResponderExcluir
  22. Olá, fui diagnosticada de SII mas não tenho dores nenhumas, apenas o muco nas fezes e diarreia com as fezes com uma cor muito escura.
    E normal? toda a gente queixa se de dores mas eu nao tenho.
    Será que fui bem diagnosticada?

    ResponderExcluir
  23. Olà, à ums meses atras comecei com dores fortes no estomago, vomitos com sangue e nas fezes, so que o sangue era muito limpo e nas fezes também e fui ao pronto socorro e a medica me esaminou e falou que eu tinha gastrite aguda e dias mais tarde a dor piorou e eu voltei ao hospital mais ja nao vomitei mais nem deitei sangue, a medica pediu exames de endoscopia e colonoscopia. Fiz o exame de endoscopia e encontraram uma ferida microscopica e algo parecido com umas verrugas no duodeno, foi feita a biopsia e o resultado deu: hiperplasia folicular linfoide focal, mais os medicos nao conseguiram dar respostas deste diagnostico e me fizeram uma colonoscopia onde foram retirados alguns polipos do intestino e fizeram também biopsia que estou a espera dos resultados. Tenho dores abdominais fortissimas do lado esquerdo e as vezes na parte das costas também. e depois da colonoscopia tenho tido dificuldades em defecar e tenho muitos gases também. o que poderia ser tudo isto?

    ResponderExcluir
  24. ola sou leonardo tenho 30 anos e gostaria de saber
    se tenho essa sindrome
    toda vez que vou ao banheiro depois que enacouo sinto fortes dores como se fosse colica renal mas ja fis todos os exames renal mas nao deu nada
    isso acontece sempre pel manha
    oqu sera que é ?

    ResponderExcluir
  25. Olá, tenho 25 anos. Vai fazer dois anos que sofro com esses sintomas: muita dor no abdome, diarreia, prisão de ventre as vezes, náuseas e muitos gases. Concordo com os outros comentários, isso atrapalha muito a vida social. Tem dias que você não sente vontade de sair de casa, pois os sintomas são muito desconfortáveis e constrangedores. Só quem passa sabe, muitas pessoas não entendem, as vezes nem os parentes. Já fiz vários exames e todos com resultados normais. Falta fazer a colonoscopia, que não fiz ainda por medo, mas infelizmente terei que fazer para confirmar a SII e descartar a possibilidade de ser algo mais grave. Também sinto dor após as refeições, empachamento e as vezes ao evacuar, sinto dor que vai do abdome as costas. Tomo Buscopan para dor e Luftal para os gases, mas não resolve muito. Me estresso com facilidade e sou muito ansiosa. Acho que não vou me "curar" dessa doença nunca, pois os sintomas pioram muito quando fico nervosa. Fiquem com Deus e boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  26. Oi meu nome é Mara e tenho 15 anos, depois de ter um cisto no ovário já alguns meses estou sofrendo como cólicas por toda a barriga, ela aparece como se fosse um aviso para ir ao banheiro (nº 2) ou soltar gases, gostaria de saber o que devo fazer,e de uns meses pra cá deu uma piorada porque antes era apenas como um aviso dessas coisas agora sinto as cólicas sem ser nada me ajuda... Por Favor!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá a todos! Cheguei a este blog por acaso fazendo algumas pesquisas. Fui diagnosticada com SII em 2007 após vários exames e 3 médicos especialistas... Já aprendi a levar com bom humor minhas constantes dores de barriga para não ter constrangimentos na presença de quem seja. Mas há momentos em que a raiva é maior! Momentos importantes, casamentos, formaturas, viagens, apresentações... Estou sempre muito segura e não temo novidades, não tremo, não gaguejo, não tenho brancos, mas as benditas cólicas e diarréias não me deixam nunca. Estava buscAndo na internet pois ando bem desanimada há coisa de um ano. Não há um dia se quer que eu passe sem cólica ou diarreia. Apesar da dieta... E o pior, venho apresentando algo que não é sintoma.... Tenho sido acordada freqüentemente na madrugada com cólicas e diarréias.... Perco o sono e fico cansada no dia seguinte, ficando irritada, e aí tudo vira um ciclo. Tenho cronometrado o tempo de comer e voltar para casa ou trabalho pois sei que terei cólicas dentro de determinado tempo. Imosec e pasalix não tem resolvido mais os problemas de diarreia e ansiedade respectivamente. Alguém aqui tem apresentado cólicas e/ou diarréias noturnas? Trocar experiências é sempre válido! Abraços a todos!
    mesolta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Tenho 16 anos e acredito que esteja com SII. Tenho um histórico tomado por depressão, stress e ansiedade por vir de família pobre e muito desestruturada. Tive todos os sintomas, e anteontem tive dispepsia e vi que uma das causas é SII. Gostaria de ir a um médico para saber se é mesmo SII, mas consultas são muito caras e não tenho plano, então marcando uma consulta em um hospital público
    Além do mais, é comum isso acontecer em adolescentes mesmo?

    ResponderExcluir
  29. Bom Dia . Eu sinto uma queimacão no flanco direito e dores na costa . Já fiz Usg de abdômen TC de abdômen e até ressonância e também colonoscopia tudo deu normal. As fezes saem como sibalos e sensação de evacuação incompleta . Tenho as vezes náuseas. E também dores na coluna do mesmo lado .

    ResponderExcluir
  30. Sou o mesmo de cima
    Tenho gases . Isso é a síndrome do intestino irritável e o que faço para melhorar ?

    ResponderExcluir
  31. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com


    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderExcluir

Popular Post

Contato

Powered by Blogger.