Probióticos na Síndrome do Intestino Irritável

Daniele Martins         10 comments
Probióticos são microorganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde. Sabe-se que uma microbiota intestinal desbalanceada, leva a alterações como a diarréia por uso de antibióticos, alergia alimentar, eczema tópico, doenças inflamatórias intestinais e artrite.

Assim, a correção das propriedades de uma dibiose intestinal, ou seja um desbalanço na microbiota intestinal, constitui-se a base da terapia por probióticos.

Os probióticos eles se aderem a mucosa intestinal, e se proliferam impedindo a adesão de toxinas e sua proliferação, assim como invasão de bactérias que causam doenças ao homem.

As bactérias dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium e em menor escala Enterococus faecium, são mais frequentemente empregadas como suplementos probióticos para alimentos, como é o caso dos leites fermentados e dos iogurtes. Outros alimentos também podem apresentar cultura probiótica, como é o caso de sobremesas a base de leite, sorvetes, sorvetes de iogurtes, diversos tipos de queijos, maionese e alimentos de origem vegetal fermentados, além de suplementos em formas de cápsulas ou pó para serem dissolvidos em bebidas frias.

Estudos sugerem que a combinação de probióticos podem aliviar os sintomas da SII, como a dor abdominal, distensão abdominal, a frequência, a consitência e a presença de muco nas fezes.

Aproveite o espaço para comentar se você já fez uso dos probióticos para tratamento da SII, e se os resultados foram ou não positivos.

Related Posts

Daniele Martins Published by Daniele Martins

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Si vous n'avez pas eu la chance de prendre dans tous.
Follow us Google+.

Popular Post

Contato

Powered by Blogger.