Mas, por que sinto tudo isso?

Ana Cláudia Silva         3 comments


  Entender como ocorre o desenvolvimento dos sintomas pode ajudar a controlar a Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Olá pessoal! Sou Nutricionista e é com grande satisfação que escrevo meu primeiro post (de muitos!) no Cólon Irritável.
Como vimos no post Entendendo a Síndrome, a SII é um conjunto de sintomas variáveis.
No intestino, temos um sistema nervoso chamado de entérico, que responde a estímulos como a presença e composição química dos alimentos. Em pessoas com SII a reação aos estímulos normalmente é excessiva. Dessa forma, a alimentação inadequada e situações estressantes que provocam em pessoas normais apenas reações leves, causam maiores conseqüências em portadores de SII. Daí surge o desconforto dos gases, a diarréia e/ou a constipação e as dores.
O melhor modo de controlar a SII é evitar todos os fatores que podem iniciar uma crise. Além de estabelecer uma dieta equilibrada, evitando os alimentos irritantes; conversar com o seu médico sobre a medicação prescrita e ter uma rotina de sono e descanso adequada; é muito importante buscar o autoconhecimento e a ajuda de grupos para lidar com situações estressantes, sejam elas causa ou consequência da SII.
Por isso aproveite esse espaço! Leia, comente, discuta os temas. Estaremos sempre por aqui! .


Ana Cláudia é Nutricionista graduada pela UFVJM e especializanda em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep. Atua na área de Nutrição Clínica em consultório.
Published by Ana Cláudia Silva

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Si vous n'avez pas eu la chance de prendre dans tous.
Follow us Google+.

3 comentários:

  1. doutora minha alimentacao e totalmente inrregular sofro de ansiedade sou uma pessoa totalmente extressada derrepente tudo isso muitos preciso de ajuda para minha alimentacao bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeiramente, gostaria de dizer que achei este site muito instrutivo.
    A algum tempo sofro de dilatação estomacal, o que me causa muito desconforto. Já os gases e intestino presos são uma constante na minha vida. Mesmo indo ao médico, ninguém fez um diagnostico que solucionasse isso. A única coisa que descobri é que tenho uma gastrite e intolerância a gordura do leite. Será que isso tem algo haver com os sintomas que tenho?

    ResponderExcluir
  3. Olá doutora, tenho crises de diarréia,dores no abdomem, gases e inchaço abdominal, já fiz colonoscopia e não deu nada, por favor me de uma dica de qual caminho devo seguir? Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Popular Post

Contato

Powered by Blogger.