Disbiose Intestinal

Ana Cláudia Silva         2 comments
Pesquisando um pouco sobre a SII pela internet e visitando fóruns de discussão pude perceber que um assunto que sempre está relacionado é a Disbiose Intestinal. Por isso, preparamos um guia sobre o tema.

O que é?
A disbiose intestinal pode ser entendida como o desequilíbrio da microbiota intestinal (conjunto de microrganismos), que promove o aumento das bactérias patogênicas - não benéficas. Quando há o equilíbrio, possuímos uma microbiota intestinal saudável, que está relacionada com melhora da imunidade; prevenção da instalação de bactérias indesejáveis e melhora de alguns fatores nutricionais. Com o crescimento das bactérias indesejáveis essas funções são prejudicadas.

Qual é a causa?
O desenvolvimento da disbiose pode estar relacionado com uso indiscriminado de medicamentos (antibióticos, antiinflamatórios e laxantes), excessiva ingestão de alimentos processados (alimentação inadequada), pH do intestino, presença de material fermentável e estado imunológico do indivíduo.

Como identificar?
A disbiose provoca mudanças no funcionamento do intestino, cólicas e gases. Mudanças de humor, irritabilidade e fadiga também podem ser comportamentos relacionados. Exames médicos podem ser solicitados.

Como tratar?
O tratamento deve ser focado na ingestão de alimentos prebióticos, probióticos e simbióticos*. Além de uma alimentação equilibrada.
Outro ponto importante é a identificação e controle de situações geradoras de estresse, que influenciam no estado de saúde dos indivíduos.

* Para constar como definição:
Prebióticos: ingredientes, que de alguma forma contribuem para a instalação de uma microbiota saudável.

Probióticos: produtos que possuem em sua composição microrganismos vivos que promovem o equilíbrio da microbiota intestinal.
Simbióticos: combinação de prebióticos com probióticos.



Ana Cláudia é Nutricionista graduada pela UFVJM e especializanda em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep. Atua na área de Nutrição Clínica em consultório.
Published by Ana Cláudia Silva

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Si vous n'avez pas eu la chance de prendre dans tous.
Follow us Google+.

2 comentários:

Popular Post

Contato

Powered by Blogger.